Porgy & Bess é uma ópera americana composta por George Gershwin em 1935, com libreto de DuBose Heyward. A ópera foi apresentada pela primeira vez em Boston, Massachusetts em 30 de setembro de 1935. Esta obra teve um impacto significativo na sociedade americana, especialmente na época em que foi criada uma vez que apresentava uma história complexa, que lidava com questões de pobreza, racismo e desigualdade social. Além disso, a ópera também incluía personagens afro-americanos interpretando papéis principais, algo praticamente inédito na época.

A ópera recebeu críticas mistas após a sua estreia, com elogios sobre a sua originalidade e críticas sobre a representação de personagens negros. No entanto, ao longo dos anos, Porgy & Bess tornou-se um clássico da música americana, sendo frequentemente apresentada em teatros e casas de ópera ao redor do mundo, tendo sido adaptada também para teatro e cinema. A música de Porgy & Bess, que inclui melodias inesquecíveis como Summertime e I Got Plenty o' Nuttin', tornaram-se padrões do jazz e do blues, influenciando gerações de músicos.

Nesta versão de concerto para coro e solistas, piano, percursão, clarinete e contrabixo, será narrada por Ricardo Carriço que nos irá conduzir pela história de Porgy e de Bess.

A obra terá lugar a 24 de Abril, ao ar livre, pelas 21 horas, na Alameda da Encarnação em Lisboa, no âmbito do Festival "Nas asas da liberdade", promovido pela Junta de Freguesia dos Olivais.

 

Paulo Lourenço | Direção
Doutorado em Direcção Coral pela Universidade de Cincinnati/College-Conservatory of Music, trabalhou com Stephen Coker e Earl Rivers (Direcção Coral) e Mark Gibson e Chang Zhang (Direcção de Orquestra). Nesta universidade exerceu funções de Teacher Assistant em Introduction to Conducting e de Assistant Conductor no University of Cincinnati Chamber Choir. Foi maestro assistente do Coro Gulbenkian entre 2013 e 2018 com o qual preparou o grande repertório coral sinfónico para figuras como Gustavo Dudamel, Simone Young, Jonathan Nott, Alain Altinoglu, Lawrence Foster, Paul McCreesh entre outros. É professor coordenador do Mestrado em direcção Coral na Escola Superior de Música de Lisboa. Apresentou-se como maestro convidado em diversos países Europeus (Espanha, França, Itália, Polónia, Irlanda e Dinamarca), nos EUA, México, Brasil e na Ásia nomeadamente na China, Singapura, Israel e Turquia. Fundou e dirigiu com Carlos Caires o Coro Ricercare, agrupamento com o qual foi galardoado por duas vezes. Dedica uma parte substancial do seu trabalho à divulgação do repertório Português sendo responsável por mais de 100 estreias absolutas de compositores Portugueses. É fundador do grupo vocal masculino Tetvocal onde cantou entre 1992 e 2004. A sua discografia inclui 11 Cd’s para as etiquetas das quais se destacam EMI, RCA/VICTOR, Warner Classics, CMM, Portugália Música entre outras. É fundador e director artístico do Festival Coral de Verão. Foi nomeado Consultor Musical da Europa Cantat em 2014 tendo recentemente extendido o seu mandato até 2019. Dirige ainda o ECCE Ensemble, grupo formado por actuais e ex-alunos, com o qual desenvolve sobretudo um trabalho de divulgação de repertório português. Com o ECCE Ensemble foi-lhe galardoado o prémio de “IFCM Ambassador” (International Federation of Choral Music). É presidente da COROS PORTUGAL.

 

Ricardo Carriço | Narrador
Ricardo Carriço tem uma carreira diversificada em televisão, cinema e teatro. Trabalha também como apresentador e tem na música uma das suas grandes paixões tendo já pertencido ao Coro Regina Coeli. Dedica-se ainda à pintura e artes plásticas. Em teatro está agora em cena com Monólogos do Pénis uma encenação de Paulo Cintrão. Destacou-se anteriormente em Ricardo II de William Shakespeare, encenado por Carlos Avilez para o Teatro Nacional D.Maria II, I Hate Hamlet de Paul Rudnick, encenado por Diogo Infante para o Teatro Villaret, e em Picasso e Einstein encenado por Rui Mendes para o Teatro da Trindade. O seu percurso em televisão é já longo, tendo participado em mais de 50 produções televisivas entre séries, telenovelas e telefilmes. Destes destacam-se Desencontros, Major Alvega e ainda Espelho de Água, O Clube e Golpe de sorte. Em cinema fez 12 produções entre as quais Os Gatos não têm vertigens realizado por António-Pedro Vasconcelos, A Trança Feiticeira de Henrique Senna Fernandes, Mardi 15 heurs, Hotel Vaneau de Alec Mediefe e ainda Amália de Carlos Coelho da Silva. É também conhecido por dar a voz ao Deus da Guerra Kratos na versão portuguesa dos videojogos, papel que assumiu em God of War.

 

Solistas
André Henriques (baixo) | Porgy
André Henriques é diplomado em Canto pela Escola de Música do Conservatório Nacional (classe do prof. António Wagner Diniz) e foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian para estudar Opera Performance na Royal Welsh College of Music and Drama (onde estudou com Donald Maxwell). Actualmente, aperfeiçoa-se regularmente com Lúcia Lemos. De entre os vários projectos em que participou, destaque para a estreia absoluta d' A Canção do Bandido (de Nuno Côrte-Real/Pedro Mexia e encenação de Ricardo Neves-Neves), onde cantou o papel de Macaco, numa co-produção entre o Teatro Nacional de São Carlos e o Teatro da Trindade/Força de Produção, o papel titular de Don Giovanni de W. A. Mozart com a Orquestra Metropolitana de Lisboa (direcção de Pedro Amaral) e as partes de baixo-barítono de Die Schöpfung de Haydn na F.C.Gulbenkian (dir. Leonardo Garcia Alarcón). Recentemente, cantou papéis como o Baixo de A Laugh to Cry de Miguel Azguime no O'culto da Ajuda (dir. Pedro Neves), Bellini Belcanto em O Anel do Unicórnio, numa produção do Teatro do Eléctrico, Don Parmenione da L’occasione fa Il ladro de Rossini, no Festival de Música de Sintra, e Don Alvaro do Viaggio a Reims, no CCB.

 

Cecília Rodrigues (soprano) | Bess
Cecília Rodrigues foi premiada em vários concursos, destacando o 1.º Prémio no Concurso Internacional de Almada (2015), 1.º Prémio de Canto no Prémio Jovens Músicos - Antena 2 - RTP (2017) e o 1.º Prémio e Prémio do Público no Concurso de Interpretação do Estoril (2022). Iniciou os estudos no Instituto Gregoriano de Lisboa, tendo prosseguido na Escola de Música do Conservatório Nacional, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e Escola Superior de Música de Lisboa. Trabalhou com Mariella Devia, Elisabete Matos, Milagros Poblador, Lucia Mazzaria, Luís Rodrigues, João Paulo Santos, David Santos, Elsa Cortez, Manuela de Sá Rui Taveira, Luís Madureira. Em Oratória fez Stabat Mater (Pergolesi e Boccherini), Magnificat e Weihnachts-Oratorium, Oster-Oratorium, Oratorium In Festo Ascensionis (J.S. Bach), Mattutino de’ Morti (David Perez), Exultate Jubilate, Requiem e Missa em Dó menor (W. A. Mozart), Missa em Lá e Missa em Sib (Francisco Sá Noronha), Lauda Sion, Hör mein Bitten and Te Deum (F. Mendelssohn), Oratorio de Nöel (C. Saint-Saens), Requiem (G. Fauré), Ein deutsches Requiem (J. Brahms), Andliga Sanger (A. Soderman), Le Miroir de Jésus (A. Caplet), Missa Breivs (Z. Kodály), Pie Jesú (Lili Boulanger), Requiem (T. Mansurian), Magnificat em Talha Dourada (Eurico Carrapatoso). Apresentou-se em recital na Fundação Calouste Gulbenkian, Teatro Nacional de São Carlos, Palácio da Pena, Cistermúsica, Centro Cultural de Belém, Festival Estoril Lisboa, tendo interpretado diversos compositores desde o período barroco ao contemporâneo. Estreou Linhagem de Eurico Carrapatoso e Os dias mais longos de Eugene Birman. Como intérprete de Ópera foi First Witch, Second Woman, Second Nereida and Second Shepherdess (Dido and Aeneas), Servilia (La Clemenza di Tito), Rosina (Il Barbiere di Siviglia), Adina (L’elisier d’Amore), Stéphano (Roméo et Juliette), Eurydice (Orphée aux Enfers), Kuchtík (Rusalka), Monica (The Medium), Wife (The Labyrinth), Geraldine (A Hand of Bridge), Ernestina (L’Occasione fa il ladro), Delia (Il Viaggio a Reims). Trabalhou sob a direção de maestros como Michael Corboz, Sigiswald Kuijken, João Paulo Santos, Lorenzo Viotti, Hannu Lintu, Leonardo García Alarcón, Nuno Coelho, Maxim Emelyanychev, Graeme Jenkins, Antonio Pirolli, Óliver Díaz, Nikolay Lalov, Paulo Lourenço, Jorge Matta, Pedro Carneiro, entre outros.

Bruno Almeida (tenor) | Sportin’ Life
Nasceu em Lisboa. Realizou a sua formação em canto com Filomena Amaro, Isabel Biu, Paulo Ferreira e Luís Rodrigues. Estreou-se no domínio da ópera em 2010, com o Sintra Estúdio de Ópera, no papel de Federico em As Taças de Hymineu. Fez parte do Estúdio de Ópera do Teatro Nacional de São Carlos, no ano de 2011. Desempenhou, entre outros, os papéis de 1.º Segurança, na estreia mundial da ópera Banksters (Nuno Côrte-Real), Conde de Lerma (Don Carlos, Verdi), Gran Sacerdote (Idomeneo, Mozart), El Remendado (Carmen, Bizet), Gernando (L’isola disabitata, D. Perez), Don Ottavio (Don Giovanni, Mozart), Tony (West Side Story, Bernstein), Sportin’ Life (Porgy and Bess, Gershwin, adaptação de N. Côrte-Real) e Alfredo (La traviata, Verdi). Em teatro musical, desempenhou Phantom (The Phantom of the Opera, Lloyd Weber). Em concerto cantou obras como Magnificat (J. S. Bach), Missa Grande (Marcos Portugal), Mattutino de’Morti (David Perez), cantata A Paz da Europa (J. D. Bomtempo, Messiah (Händel), Requiem (Mozart), Oratório de Natal (C. Saint-Saens), “Vésperas”, op. 37 (Rachmaninov), Misa Criolla (A. Ramirez) e Sinfonia nº 9 (Beethoven). Actua frequentemente em recital, galas e festivais, com destaque para Verdi 200 Gala (Festival Junger Künstler, Bayreuth, Alemanha), Brighton Early Music Festival (Brighton, Inglaterra), Dias da Música e Temporada de Música de São Roque. É um dos fundadores do Projecto Alba, agrupamento dedicado à promoção do canto lírico e da guitarra portuguesa.

Sandra Medeiros (soprano) | Clara e Serena
Sandra Medeiros nasceu em São Miguel, nos Açores. Estudou no Conservatório Regional de Ponta Delgada, com Imaculada Pacheco. É licenciada em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa tendo integrado a classe da professora Joana Silva. Como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e Centro Nacional de Cultura prosseguiu estudos de pós-graduação em canto com Julie Kennard e Clara Taylor na Royal Academy of Music (RAM) em Londres, onde se graduou com “Distinção”, obteve o Dip. RAM e o prémio Amanda von Lob memorial Prize. Frequentou cursos de aperfeiçoamento com personalidades do meio musical erudito tais como Ileana Cotrubas, Teresa Berganza, Marimi del Pozo, Gundula Janowitz, Rudolf Knoll, Christiana Eda-Pierre, Liliana Bizineche, Jill Feldman, Paul Esswood, entre outras. Estudou canto com Lúcia Lemos, a nível particular. Foi premiada em concursos nacionais e internacionais de canto dos quais se destaca o 2º Prémio no V Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão (Brasil) e o 1º Prémio nos concursos London Classical Music Competition (Inglaterra) e International Mozart Competition Vienna (Austria). A sua atividade como solista distribui-se pela música antiga, oratório, lied, melodie, canção do séc.XX/XXI e ópera, tendo actuado sob a direcção dos maestros Michael Corboz, Marc Minkowski, Philippe Herreweghe, Sir Charles Mackerras, Laurence Cummings, Lawrence Foster, Enrico Onofri, Jane Glover, Nicolay Lalov, Christopher Bochmann, Manuel Ivo Cruz, Jorge Matta, João Paulo Santos, Osvaldo Ferreira, Rui Pinheiro, Pedro Carneiro, Pedro Amaral, Pedro Neves, Paulo Lourenço, entre outros. Também actuou com as mais destacadas orquestras portuguesas, com os conceituados grupos Os Músicos do Tejo e Divino Sospiro, com as orquestras Barroca da RAM, Camerata Lysy de Gstaad, Conjunt d'Antiga de L'ESMUC, Sinfonia Varsóvia, Concerto Köln, L’Avventura London, entre outros. É um dos membros fundadores do Ensemble D. João V e do Ensemble Affetti d’Amore. Gravou para as rádios Portuguesa, Búlgara e Inglesa (BBC3), para as televisões Portuguesa, Espanhola e Brasileira, para as editoras Naxos, Hyperion entre outras. A música contemporânea portuguesa tem tido um papel de destaque na sua carreira tendo feito a estreia absoluta de obras de compositores como João Madureira, Carlos Marecos, Carlos Caíres, Nuno Corte Real, Sérgio Azevedo, Luís Cardoso, Fernando Lobo, Rogério Medeiros, Hugo Ribeiro entre outros. No domínio da ópera os seus papéis incluem Barbarina (Le Nozze), Princese / La chauve-souri (L’énfant et Les Sortiléges), Dragonfly (A raposinha matreira), Frasquita (Carmen), Serpina (Serva padrona), Cardella (Frate Nnamorato), Carlota (As Damas Trocadas), Lindane (Lindane e Dalmiro), Flaminia (Il Mondo della luna), Donna Anna / Donna Elvira (Don Giovanni), Despina (Cosí fan tutte), Amore (Orfeu ed Euridice), Berenice (L’occasione fa il ladro), entre outros. É convidada regular das temporadas dos principais teatros, salas de concerto e festivais de música portugueses. Tem-se apresentado, também, em importantes salas, teatros e festivais do Reino Unido, Alemanha, Espanha, França, Luxemburgo, Macau, Bulgária, Brasil e Uruguai. Paralelamente à sua actividade artística, tem vindo a desenvolver actividade pedagógica. É regularmente convidada para realizar workshops sobre técnica e saúde vocal, masterclasses de canto e ser membro de júri de concursos de canto em Portugal. Presentemente integra o corpo docente da Escola do Conservatório Regional de Évora - Eborae Musica, como professora da classe de canto.

Glaucio Ngaca (baixo/barítono) | Jake e Crown
Glaucio Ngaca é um cantor de ópera baixo-barítono de Angola. Tem um diploma em Canto e Teoria Musical/Composição pelo Trinity College London. É licenciado em Tecnologia de Comunicação Digital pela Universidade IUM. Apresentou-se na Alemanha e, desde 2022, desempenhou os papéis de Sprecher (orador) na Ópera A Flauta Mágica, uma produção LOSW. Algumas das suas composições para coro, na sua língua materna (Fyote) foram cantadas pelo coral jazz da Universidade HMTM de Hannover . Glaucio tenciona lançar em breve a sua primeira sonata para Piano (uma compilação de músicas folclóricas de Angola intitulada SEMBA). É, desde 2017, solista regular da NNSO (Namibian National Symphony Orchestra). Foi membro da Cota Coro Juvenil que venceu os Jogos Mundiais de Coros, na África do Sul em 2018. Reside agora em Lisboa onde pretende dar continuidade dos seus trabalhos.

 

Fátima Nunes (mezzo-soprano) | Strawberry Woman
Natural de Lisboa (1987), realizou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa, é licenciada em Fisiologia Clínica (Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa) e mestre em Direcção Coral – ensino e performance, sob orientação de Paulo Lourenço (Escola Superior de Música de Lisboa). Trabalha regularmente como maestrina e mezzo-soprano nalguns projectos nacionais e internacionais e ainda como professora de coro na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo. Na área do canto teve oportunidade de trabalhar com Armando Possante e Manuela de Sá. Como solista, realizou alguns concertos em repertório de várias épocas e estilos. Trabalhou com Michel Corboz, Esa Pekka Salonen e Patrice Chéreau, John Nelson, Leonardo García Alarcón, entre muitos outros. Fez parte do Tenso Europe Chamber Choir 2015 (Kaspars Putnins) e participou em vários festivais de renome na Europa integrando vários agrupamentos, como o Festival de Ambronay (FR), Festival d’Aix en Provence, Oude Muziek (NL). É maestrina assistente do Coro Participativo do Summer Choral Festival of Lisbon (desde 2017) e do Coro Participativo da Fundação Calouste Gulbenkian (2017 e 2018). Faz parte do Ensemble São Tomás de Aquino como membro e maestrina assistente. Como cantora de ensemble, trabalha regularmente com o Choeur du Chambre de Namur (BE), Officium Ensemble e Coro Gulbenkian (PT), neste último é também assistente da direcção artística.

Instrumentistas
Francisco Sassetti | Piano
André Castro | Percussão
Nelson Caetano | Clarinete
Hugo Monteiro | Contrabaixo