X
Back to the top

Maestros

Paulo Lourenço

Coro Regina Coeli de Lisboa

Doutorado em Direcção Coral pela Universidade de Cincinnati/College-Conservatory of Music, trabalhou com Stephen Coker e Earl Rivers (Direcção Coral) e Mark Gibson e Chang Zhang (Direcção de Orquestra). Nesta universidade exerceu funções de Teacher Assistant em Introduction to Conducting e de Assistant Conductor no University of Cincinnati Chamber Choir.

Foi maestro assistente do Coro Gulbenkian entre 2013 e 2018 com o qual preparou o grande repertório coral sinfónico para figuras como Gustavo Dudamel, Simone Young, Jonathan Nott, Alain Altinoglu, Lawrence Foster, Paul McCreesh entre outros.

É professor coordenador do Mestrado em direcção Coral na Escola Superior de Música de Lisboa.

Apresentou-se como maestro convidado em diversos países Europeus (Espanha, França, Itália, Polónia, Irlanda e Dinamarca), nos EUA, México, Brasil e na Ásia nomeadamente na China, Singapura, Israel e Turquia.

Fundou e dirigiu com Carlos Caires o Coro Ricercare, agrupamento com o qual foi galardoado por duas vezes. Dedica uma parte substancial do seu trabalho à divulgação do repertório Português sendo responsável por mais de 100 estreias absolutas de compositores Portugueses.

É fundador do grupo vocal masculino Tetvocal onde cantou entre 1992 e 2004. A sua discografia inclui 11 Cd’s para as etiquetas das quais se destacam EMI, RCA/VICTOR, Warner Classics, CMM, Portugália Música entre outras. É fundador e director artístico do Festival Coral de Verão.

Foi nomeado Consultor Musical da Europa Cantat em 2014 tendo recentemente extendido o seu mandato até 2019.

Dirige ainda o ECCE Ensemble, grupo formado por actuais e ex-alunos, com o qual desenvolve sobretudo um trabalho de divulgação de repertório português. Com o ECCE Ensemble foi-lhe galardoado o prémio de “IFCM Ambassador” (International Federation of Choral Music).

É presidente da COROS PORTUGAL.

Maria de Fátima Nunes

Coro Regina Coeli de Lisboa

Natural de Lisboa (1987), realizou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa, é licenciada em Fisiologia Clínica (Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa), mestre em Direcção Coral – ensino e performance (Escola Superior de Música de Lisboa) e pós-graduada em Estudos Avançados em Polifonia (Escola Superior de Artes e Espectáculo do Porto). Trabalha regularmente como maestrina e mezzo-soprano nalguns projectos nacionais e internacionais e ainda como professora de coro na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo. Na área do canto teve oportunidade de trabalhar com Armando Possante e Manuela de Sá. Como solista, realiza alguns concertos em repertório de várias épocas e estilos. Trabalhou com Michel Corboz, Esa Pekka Salonen e Patrice Chéreau, John Nelson, Leonardo García Alarcón, entre muitos outros. Fez parte do Tenso Europe Chamber Choir (Kaspars Putnins) e participou em vários festivais de renome na Europa integrando vários agrupamentos, como o Festival de Ambronay (FR), Festival d’Aix en Provence, Oude Muziek (NL). Recentemente, foi responsável pela preparação do Coro da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e integra a direcção artística do Coro Regina Coeli de Lisboa a partir de Setembro 2023. É maestrina assistente do Coro Participativo do Summer Choral Festival of Lisbon (desde 2017) e do Coro Participativo da Fundação Calouste Gulbenkian (2017, 2018 e 2024). É assistente da direcção artística do Coro Gulbenkian e maestrina assistente do Ensemble São Tomás de Aquino. Como cantora de ensemble, trabalha regularmente com o Choeur du Chambre de Namur (BE), Vocal Ensemble (Vasco Negreiros) Officium Ensemble (Pedro Teixeira) e Coro Gulbenkian (PT).

Doutoranda em Música, variante Ensino de Música e Música na Comunidade, na Universidade de Aveiro. Mestre em Ensino de Música, variante Direção Coral e Formação Musical, pela Universidade do Minho. Pós-graduada em Música na Infância: intervenção e investigação, pela Universidade Nova de Lisboa. Licenciada em Direção Coral e Formação Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa.

Professora de Coro na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (desde 2009) e na Academia de Música de Santa Cecília (desde 2016). Coordena o projeto Oficina Coral (EMNSC/CMO) que está a ser desenvolvido em todas as escolas do 1º CEB do concelho de Oeiras desde 2018. Maestrina do Coro Infantil Regina Coeli (desde 2017), do Coro Infantil Santo Amaro de Oeiras (desde 2020) e do Coro Juvenil Regina Coeli (desde 2022).

Criadora e performer de projetos educativos e artísticos, destacando-se as oficinas no serviço educativo de música da Fundação Calouste Gulbenkian para escolas e famílias (desde 2016). Ao longo dos últimos dez anos foi autora de diversas canções, contos e teatros musicais dos quais fez também produção e direção de vozes, envolvendo centenas de crianças.

Coro Regina Coeli de Lisboa