Dando as boas vindas ao ano de 2023, os três coros da Associação Concertato: infantil, juvenil e adulto realizam um "Pequeno Concerto de Ano Novo".

Programa 08/01/2023 | 16h30
Igreja de Santo António, Moscavide

Coro Infantil Regina Coeli | dir. Carolina Gaspar **
O Inverno | Manuela Encarnação, arr. Carlos Garcia, poema Eugénio Andrade
Verão | Manuela Encarnação, arr. Carlos Garcia, poema Eugénio Andrade
Canção de Leonoreta | Manuela Encarnação, arr. Carlos Garcia, poema Eugénio Andrade
Adivinha | Manuela Encarnação, arr. Carlos Garcia, poema Eugénio Andrade
Não quero, não | Manuela Encarnação, arr. Carlos Garcia, poema Eugénio Andrade
O Lagarto | Manuela Encarnação, arr. Carlos Garcia, poema Eugénio Andrade
Gatos | Carlos Garcia, poema Eugénio Andrade
Pai Natal já saiu |Marco Batista
Pai Natal | Margarida Fonseca Santos

Coro Juvenil Regina Coeli | dir. Carolina Gaspar
Siyahamba
| tradicional Africana, arr. Russel Robinson
Oye | Jim Papoulis *
Music changes the World | Jim Papoulis ***
Mid-Winter | Gustav Holst
Santa Claus is comin' to town
(em conjunto com o Coro Regina Coeli de Lisboa)

Coro Regina Coeli de Lisboa | dir. Paulo Lourenço
Il est né le divin enfant | John Rutter ***
Vamos a Belém | Mário Sampayo Ribeiro
Ó meu menino | arr. Eurico Carrapatoso
The crown of roses | Peter Ilych Tchaikowsky
The Christmas song | Peter Gritton
True light | Keith Hampton ***
Jingle bells | arr. Ray Charles ***
Natal d'Elvas | Mário Sampayo Ribeiro (em conjunto com o Coro Juvenil)

* Daniel Pacheco | piano (membro do Coro Juvenil Regina Coeli)
** Ana Marques | piano
*** Maria Tejada | piano

Paulo Lourenço é doutorado em Direcção Coral pela Universidade de Cincinnati/College-Conservatory of Music, trabalhou com Stephen Coker e Earl Rivers (Direcção Coral) e Mark Gibson e Chang Zhang (Direcção de Orquestra). Nesta universidade exerceu funções de Teacher Assistant em Introduction to Conducting e de Assistant Conductor no University of Cincinnati Chamber Choir. Foi maestro assistente do Coro Gulbenkian entre 2013 e 2018 com o qual preparou o grande repertório coral sinfónico para figuras como Gustavo Dudamel, Simone Young, Jonathan Nott, Alain Altinoglu, Lawrence Foster, Paul McCreesh entre outros. É professor coordenador do Mestrado em direcção Coral na Escola Superior de Música de Lisboa. Apresentou-se como maestro convidado em diversos países Europeus (Espanha, França, Itália, Polónia, Irlanda e Dinamarca), nos EUA, México, Brasil e na Ásia nomeadamente na China, Singapura, Israel e Turquia. Fundou e dirigiu com Carlos Caires o Coro Ricercare, agrupamento com o qual foi galardoado por duas vezes. Dedica uma parte substancial do seu trabalho à divulgação do repertório Português sendo responsável por mais de 100 estreias absolutas de compositores Portugueses. É fundador do grupo vocal masculino Tetvocal onde cantou entre 1992 e 2004. A sua discografia inclui 11 Cd’s para as etiquetas das quais se destacam EMI, RCA/VICTOR, Warner Classics, CMM, Portugália Música entre outras. É fundador e director artístico do Festival Coral de Verão. Foi nomeado Consultor Musical da Europa Cantat em 2014 tendo recentemente extendido o seu mandato até 2019. Dirige ainda o ECCE Ensemble, grupo formado por actuais e ex-alunos, com o qual desenvolve sobretudo um trabalho de divulgação de repertório português. Com o ECCE Ensemble foi-lhe galardoado o prémio de “IFCM Ambassador” (International Federation of Choral Music). É presidente da COROS PORTUGAL.

Carolina Gaspar é doutoranda em Música, variante Ensino de Música e Música na Comunidade, na Universidade de Aveiro. Mestre em Ensino de Música, variante Direção Coral e Formação Musical, pela Universidade do Minho. Pós-graduada em Música na Infância: intervenção e investigação, pela Universidade Nova de Lisboa. Licenciada em Direção Coral e Formação Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa. Professora de Coro na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (desde 2009) e na Academia de Música de Santa Cecília (desde 2016). Coordena o projeto Oficina Coral (EMNSC/CMO) que está a ser desenvolvido em todas as escolas do 1º CEB do concelho de Oeiras desde 2018. Maestrina do Coro Infantil Regina Coeli (desde 2017), do Coro Infantil Santo Amaro de Oeiras (desde 2020) e do Coro Juvenil Regina Coeli (desde 2022). Criadora e performer de projetos educativos e artísticos, destacando-se as oficinas no serviço educativo de música da Fundação Calouste Gulbenkian para escolas e famílias (desde 2016). Ao longo dos últimos dez anos foi autora de diversas canções, contos e teatros musicais dos quais fez também produção e direção de vozes, envolvendo centenas de crianças.

Ana Marques iniciou os seus estudos musicais aos oito anos na Academia de Música de Santa Cecília na classe da Professora Leonor Fernandes concluindo, em 1999, o curso complementar de piano. Nesse mesmo ano ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa na classe de piano do professor Jorge Moyano. Durante o curso superior frequentou as classes de música de câmara da professora Olga Prats e do professor Nuno Inácio. Participou em diversas masterclasses: Artur Pizarro no Porto (2000); Nelly Ben-Or em Londres (2001); Leonel Morales em Granada no VII Festival Internacional de Piano (2004); Pedro Brumester, em Vila do Conde (2005); Guigla Katsarava, em Paris (2011); Christophe Simonet, na Universidade de Évora (2011); Sarah Buechner, na Universidade de Évora (2011 e 2018) e Carla Seixas no Festival Summer Talent Music Course em Brescia, Itália (2019). Entre 2005 e 2008 estudou na École Normale de Musique de Paris na classe de piano do professor Guigla Katsarava, e também no Conservatório Claude Debussy, na classe de música de câmara do professor Jean Louis Caillard. Em 2012 concluiu o mestrado em piano, na vertente de Interpretação, orientado pela professora Ana Telles, no Departamento de Música da Universidade de Évora. Desde então tem-se apresentado em concerto a solo, integrando diversos grupos de música de câmara e acompanhando vários coros. Recentemente tem-se dedicado também a projectos de música para a infância. Actualmente é professora de piano na Academia de Música de Santa Cecília.

Maria Tejada (n.1997) natural da Covilhã, iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos, na Associação Cultural da Beira Interior integrando o coro infantil, grupo de percussão e violino. Aos 15 anos ingressou na classe de piano de Paula Ramos e no ano seguinte, na Escola Profissional de Artes da Covilhã, na classe de Dário Cunha, concluindo os estudos em 2016. Em setembro ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra e em 2019 na Escola Superior de Música de Lisboa, sempre na classe de Artur Pizarro, concluindo a sua Licenciatura em julho de 2021. Interpretou o Concerto em Ré m BWV 1052, de J. S. Bach com membros da Orquestra de Câmara Portuguesa e é frequentemente solicitada como pianista acompanhadora em cursos de direção coral e em coros. Os professores que têm inspirado o seu percurso musical e artístico são Anna Tomasik, Artur Pizarro, Jill Lawson e Olga Prats. Atualmente, frequenta o Mestrado em Ensino de Música na Escola Superior de Artes Aplicadas, tem aulas de canto com Joana Nascimento e prossegue o seu estudo de piano com Artur Pizarro.