X
Back to the top

Maestros

Iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, onde concluiu o curso de piano, com Marina Dellalian, e frequentou o Curso de Canto com Joana Levy.

Em 2000, ingressou na licenciatura em Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Licenciado em Direcção Coral e Formação Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa, realizou o Mestrado em Direcção Coral, sob a orientação de Paulo Lourenço. Neste âmbito, assumiu o cargo de Maestro Adjunto do Coro de Câmara da Escola Superior de Música de Lisboa entre 2011 e 2013, coro com o qual participou no I Festival Coral de Verão 2012, tendo alcançado a Medalha de Ouro (II) na Categoria B2.

Participou nas classes de direcção do 4.º Estágio Internacional de Orquestra, sob a orientação de Jean Sébastien Béreau, e do 7.º Curso Internacional de Música Vocal de Aveiro, com Paulo Lourenço e António Vassalo Lourenço.

Em 2006, integrou o corpo docente do Conservatório Regional da Covilhã, onde leccionou até 2008, tendo sido Director Artístico do Orfeão da Covilhã durante o mesmo período. Entre 2008 e Janeiro de 2012, dirigiu o Coro do Orfeão de Leiria e o Coro de Câmara do Orfeão de Leiria, coro com o qual participou no Concurso Jovens Talentos 2011, onde alcançou o 1.º Prémio na categoria de classe de conjunto, escalão A.

Dirigiu, entre 2006 e 2012, o Coro Vozes Crescendo.

É, desde 2005, membro do Coro Gulbenkian.

Assumiu, entre setembro de 2011 e julho de 2013, a Direcção Artística do Coral de Linda-a-Velha. Leccionou, no ano lectivo 2012/2013, as disciplinas de Educação Vocal e Técnicas de Direcção da licenciatura em Música na Comunidade da Escola Superior de Educação de Lisboa/Escola Superior de Música de Lisboa.

Em 2015 e 2016 dirigiu o Coro Regina Coeli de Lisboa no Festival Coral de Verão, integrado nas Festas de Lisboa, conquistando em 2015 a medalha de Ouro-III na categoria Vozes Mistas e em 2016 a medalha de Prata-IX na categoria Música Sacra.

Dirigiu entre 2015 e 2018 o Coro do ISCTE-IUL. Dirige, desde Novembro de 2012, o Grupo Coral de Queluz, desde Fevereiro de 2013, o Coro Regina Coeli de Lisboa e desde 2018 o Coro do Millennium BCP.

Professora de Coro na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo e na Academia de Música de Santa Cecília. Coordena o projeto Oficina Coral (EMNSC/CMO) que está a ser desenvolvido em todas as escolas do 1º CEB do concelho de Oeiras desde 2018. Maestrina do Coro Infantil Regina Coeli e do Coro Infantil Santo Amaro de Oeiras.

Criadora e performer de projetos educativos e artísticos, destacando-se as oficinas no serviço educativo de música da Fundação Calouste Gulbenkian para escolas e famílias. Professora de música na Creche/Jardim de Infância Traquinauta (Carcavelos).

Licenciada em Formação Musical e Direção Coral pela Escola Superior de Música de Lisboa. Encontra-se a concluir o Mestrado em Direção Coral na Universidade do Minho e a frequentar a Pós-Graduação em Música na Infância na Universidade Nova de Lisboa. Ao longo dos últimos dez anos foi autora de diversas canções, contos e teatros musicais dos quais fez também produção e direção de vozes, envolvendo centenas de crianças em diversos auditórios, tais como CCB, Tivoli BBVA, FCG, Aula Magna, entre outros.

Raquel Pedra, natural de Freamunde (Porto), iniciou os estudos aos 7 anos na Associação Musical de Freamunde. Prosseguiu os estudos no Conservatório do Vale do Sousa (Lousada) em flauta transversal.

Em 2014 ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), onde se licenciou em Direcção Coral e Formação Musical. Concluiu o Mestrado em Ensino da Música, vertente de Formação Musical, na ESML em 2019.

Actualmente é professora no projecto de Oficina Coral, em Oeiras. É coralista do Coro Ricercare e directora artística do ensemble vocal feminino Meninas do Coro.

Coro Regina Coeli de Lisboa