Este ano encerraremos a temporada com um concerto na Academia das Ciências de Lisboa a 29 de Junho, às 18 horas, que contará com um convidado especial de Madrid.

O Coro da Universidade Carlos III de Madrid (UC3M) apresentará a primeira parte deste concerto, com obras contemporâneas de Hawkes, Lauridsen e Elder, sob a direcção de Nuria Fernández Herranz e acompanhamento ao piano de Ramón Gil González. Fundando em 1990 nesta Universidade, não é a primeira vez que se apresenta em Portugal, realizando digressões por vários países e sendo presença regular em festivais musicais da região de Madrid e de outras cidades de Espanha. Tem ganho prémios em vários concursos nacionais, como “Antigua Abesbatzak” de Zumárraga, no Certamen Coral  de Autol, o Gran Premio Nacional Airtel de Canto Coral de Cieza e o Gran Premio Nacional de Canto Coral de Zumárraga, obtendo também o Premio Nacional “Ciudad de Torrevieja” no Concurso Internacional de Habaneras e Polifonia de Torrevieja. A sua actividade musical é ampla e destacam-se estreias e recuperações de obras como o Auto Sacramental "Los Alimentos del Hombre" do Padre Antonio Soler, estreado em 1999 perante os reis de Espanha, ou um programa com obras do compositor catalão e mestre de capela da Catedral de Toledo, Jaume Casellas (1690-1764). Regularmente estreia obras de compositores vivos como Javier Busto, Alicia Santos, Bernardino Cerrato, Asís Márquez, Albert Alcaraz e Jorge Méndez.

A segunda parte estará a cargo do Coro Regina Coeli de Lisboa, com um programa também contemporâneo, com compositores portugueses como Miguel Jesus (sobre textos de Sophia de Melo Breyner, assinalando o seu centenário), Alfredo Teixeira, Eurico Carrapatoso e Pedro Faria Gomes, bem como obras de Eric Whitacre. Direcção de Pedro Miguel, com Bernardo Marques ao piano e Daniel Bolito no violino.


Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *