Aproxima-se o tradicional Concerto de Natal do Coro Regina Coeli de Lisboa, que mais uma vez terá lugar no magnífico Salão Nobre da Academia das Ciências, a 19 de Dezembro, 21h30. Este ano o coro apresenta uma obra muito raramente interpretada e pouco conhecida do público, mas de grande beleza e qualidade artística. Lauda per la Natività del Signore é a única peça sacra do compositor italiano Ottorino Respighi, composta em 1930 para um texto poético do século XIV sobre o presépio visto pelos olhos dos seus principais protagonistas: Maria, os pastores e o anjo. Composta para coro misto, solistas, orquestra de sopros e piano a 4 mãos, é um hino de louvor ao milagre do Natal, alternando harmoniosas passagens corais com intervenções solísticas acompanhadas por instrumentos pastorais. Respighi foi um estudioso da música dos séculos XVI e XVII e a sua música inclui elementos estilísticos que vão do gregoriano ao neo-barroco e romântico tardio, ligadas pela sua principal imagem de marca: a magnífica arte da orquestração. 

Com a soprano Alexandra Bernardo no papel do Anjo, a mezzo-soprano Cátia Moreso como Maria e o tenor João Rodrigues como Pastor, o coro será acompanhado pelos solistas da Banda da Armada, com Bernardo Marques e Duarte Martins ao piano, sob a direcção de Pedro Miguel.

A entrada é gratuita mas está limitada à lotação da sala, podendo os bilhetes ser levantados no dia do concerto a partir das 18 horas.

0 41

thirteen + 15 =